Papa Francisco: ‘Ou somos irmãos ou nos destruiremos uns aos outros’

Ou somos irmãos ou nos destruiremos uns aos outros. Esse foi o alerta do Papa Francisco em evento online realizado na quinta-feira, 4 de fevereiro, a “Primeira Jornada da Fraternidade Humana”. Participaram do encontro o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterrez, vencedor do prêmio Zayed, concedido na ocasião.

Reprodução – Vatican Media

“Fraternidade quer dizer a mão estendida. Fraternidade quer dizer respeito. Fraternidade quer dizer escutar com o coração aberto”, afirmou o Santo Padre. “Fraternidade quer dizer firmeza nas próprias convicções, porque não há verdadeira fraternidade se se negociam as próprias convicções.”

Nas palavras do Papa, “hoje não há mais tempo para a indiferença”. Ele repetiu o apelo já feito no Documento sobre a Fraternidade Humana, assinado com o Grande Imã, que é referência espiritual e intelectual no Islã sunita, e também em sua encíclica “Fratelli tutti” (Todos irmãos).

Escutar e aceitar o diferente é o único caminho aceitável e de sobrevivência para a humanidade. “Não cuidar do outro é uma forma muito sutil de inimizade. Não é preciso ter guerra para fazer inimigos. Basta não cuidar deles. Olhar para o outro lado, não cuidar do outro, como se não existisse”, disse o Papa.

“Ou somos irmãos, ou tudo cai por terra. Esta é a nova fronteira da humanidade. A fronteira sobre a qual devemos construir. É o desafio do nosso século”, insistiu Francisco. “Nascemos de um mesmo Pai. Com culturas, tradições diferentes, mas somos todos irmãos.”

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑