Papa Francisco incentiva fiéis a valorizarem a comunidade e saírem ao encontro dos outros

Em uma mensagem enviada a um congresso católico na Espanha, o Papa Francisco incentivou os fiéis leigos a combaterem o individualismo e a serem protagonistas da “Igreja em saída”.

  • Os “leigos” são as pessoas que não são membros do clero e nem têm a vocação para vida religiosa.

“Somos Povo de Deus, convidado a viver a fé não de forma individual ou isolada, mas na comunidade, como um povo amado e querido por Deus”, disse ele, em uma mensagem aos participantes da Conferência Nacional dos Leigos, organizada pelos bispos espanhóis em Madri (14 a 16 de fevereiro).

Foto: Ashwin Vaswani/Unsplash

Por meio do batismo, ele acrescentou, cada cristão é “incorporado” à Igreja e, portanto, deve viver à altura dos dons recebidos no batismo.

“Para isso, é fundamental tomar consciência de que fazemos parte de uma comunidade cristã”, declarou. “Não somos apenas mais um grupo, nem uma ONG, mas a família de Deus convocada em torno do mesmo Senhor .”

Papa Francisco, 14 de fevereiro de 2020

Para aprofundar sua fé, os leigos devem experimentar liturgia e oração em comunhão com toda a Igreja.

Foto: Mateus Campos Felipe/Unsplash

Viver em comunidade também significa se unir contra a injustiça e espalhar a esperança entre os que sofrem, o que exige certa “coragem para sair” e encontrar outras pessoas.

Francisco diz que o “povo de Deus em saída” é chamado a deixar seus confortos para trás e dar um passo em direção ao outro, tentando dar um motivo de esperança, não com respostas pré-fabricadas, mas com respostas encarnadas e contextualizadas, para tornar compreensível e acessível a verdade que, como cristãos, nos move e nos faz felizes ”.

O papa também encorajou os leigos a fugir da “tentação ao clericalismo“, mas dedicando-se a dar testemunho na vida cotidiana.

“Portanto, não tenha medo de pisar nas ruas, de entrar em todos os cantos da sociedade, de atingir os limites da cidade, de tocar nas feridas do nosso povo… essa é a Igreja de Deus, que é está preparada para sair e encontrar o outro, sem julgá-lo, sem condená-lo, mas estendendo a mão, apoiá-lo, encorajá-lo ou, simplesmente, acompanhá-lo em sua vida. Que o mandamento do Senhor sempre ressoe com vocês: ‘Vão e preguem o Evangelho’ (Mt 28,19). ”

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑