1 ano de Brumadinho: Papa reza pelas vítimas e pede cuidado à ‘casa comum’

O Vaticano divulgou neste sábado (25) um breve vídeo do Papa Francisco, em que ele recorda o aniversário de um ano do deslizamento da barragem de Brumadinho (MG), que matou ao menos 272 pessoas, além de deixar centenas de desaparecidos e desabrigados.

O Papa lamenta essa enorme perda humana, afirma que reza pelas vítimas.

Mais do que isso, o tom da mensagem é em sintonia com os alertas que ele costuma fazer contra a exploração indiscriminada dos recursos naturais.

Francisco pediu uma proteção maior do meio ambiente, da “casa comum”, que é o planeta Terra.

Na encíclica “Laudato si’, de 2015, Francisco associou os problemas sociais aos ambientais: ambos têm uma raiz comum, e o ataque contra o meio ambiente acaba sendo sentido de maneria mais forte pelas populações mais frágeis.

A grande tragédia humana que foi Brumadinho deixa isso evidente.

Abaixo, a íntegra da mensagem, que o Papa leu em espanhol, e o vídeo (38 segundos) do site Vatican News.

“Neste primeiro aniversário da tragédia de Brumadinho, oremos pelos 272 imãos e irmãs que ficaram sepultados. E lamentamos a contaminação de toda a bacia fluvial. Ofereçamos nossa solidariedade às famílias das vítimas, um apoio à Arquidiocese [de Belo Horizonte] e a todas as pessoas que estão sofrendo e que precisam de nossa ajuda. Com a intercessão de São Paulo, que Deus nos ajude a reparar e proteger nossa casa comum.”

Papa Francisco, mensagem em vídeo sobre Brumadinho, 25 de janeiro de 2020.
(A referência a São Paulo tem a ver com a festa litúrgica de sua conversão.)

Presidente da CNBB

Também o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte, criticou neste sábado o modelo econômico exploratório que vem sendo praticado na região de Minas Gerais.

“A mineração não pode continuar mais fazendo o que faz, apesar de avanços conseguidos em legislações com trabalhos importantes”, disse, em entrevista à Rádio Vaticano.

Divulgação / CNBB

“É preciso exercitar a solidariedade, esse é o grande ganho da missão aprendida neste tempo, a solidariedade entre pessoas. Ao mesmo tempo uma grande luta, uma luta por uma nova ordem nos princípios da ecologia integral”, acrescentou Dom Walmor.

Segundo ele, a Igreja vem dando auxílio jurídico e humanitário às vítimas de Brumadinho. “Estamos, levando junto nossa presença amorosa e solidária e o nosso empenho por um novo tempo e por uma nova ordem”, declarou o arcebispo.

Foto: Divulgação / TV Brasil

Imagens de Brumadinho 1 ano depois do desastre

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑