O Papa Francisco nomeou na terça-feira (21) um grande especialista de Harvard no tema da globalização como membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.
Trata-se de Dani Rodrik, economista turco que também estuda o desenvolvimento econômico e a economia política.
Rodrik já participou de conferências na Academia, mas agora poderá colaborar mais de perto. Em resumo, o papel dessa instituição é estimular a pesquisa o estudo das ciências sociais (principalmente temas políticos e econômicos) e incluir a participação da Igreja nos processos.

Ele é daqueles especialistas que conseguem falar de temas difíceis de um jeito acessível ao grande público.
Numa entrevista ao El País, em 2016, ele comentou a fase “antiglobalização” que alguns países vivem, como é o caso dos Estados Unidos de Donald Trump.
“A rejeição à globalização é real, e, se as elites políticas não perceberem que precisamos de novas normas, esta reação pode nos levar na direção de um protecionismo significativo. A história do capitalismo mostra que ele é moldável, que as elites sempre o foram redesenhando e moderando para que dê respostas”.
Dani Rodrik – El País – 2016
Entre os livros mais vendidos de Rodrik está “The Globalization Paradox”, que no Brasil foi traduzido como “A globalização foi longe demais?“.
Para quem entende inglês, no YouTube há algumas palestras muito boas dele. Coloquei um curtinho abaixo.
Ele fala das enormes oportunidades que a globalização proporciona à humanidade, mas também aponta problemas sérios, como a acentuação da pobreza, e chama os estados nacionais a tomar decisões.
Aí vai a biografia oficial de Rodrik, publicada pelo Vaticano:

“Dani Rodrik é um economista cuja pesquisa cobre globalização, crescimento econômico e desenvolvimento, e economia política. Ele é o professor de Economia Política Internacional da Ford Foundation na Escola de Governo John F. Kennedy de Harvard.
Anteriormente, foi o professor [da cadeira] Albert O. Hirschman na Escola de Ciências Sociais do Instituto para Estudos Vançados de Princeton (2013-2015). O professor Rodrik é atualmente o presidente eleito da Associação Econômica Internacional.
Seu livro mais recente é ‘Straight Talk on Trade: Ideas for a Sane World Economy‘ (2017) [Conversa direta sobre comércio: Ideias para uma sã economia global].”
