Por que o Papa Francisco vai à Albânia?

Publicamos aqui no blog um trecho e o link de nossa análise que saiu no jornal O São Paulo, buscando entender os motivos da decisão do Papa Francisco de visitar a Albânia.

A primeira viagem do Papa Francisco dentro da Europa será para a Albânia, um pequeno país no Sudeste europeu. Com cerca de 3,2 milhões de habitantes, a Albânia é menor do que muitas cidades brasileiras – São Paulo é quatro vezes maior –, o que faz pensar: por que Francisco vai à Albânia? Quando anunciou a viagem de um dia à capital Tirana (no Ângelus de 15 de junho), o Papa justificou: “Desejo confirmar na fé a igreja da Albânia e testemunhar o meu encorajamento a um país que sofreu por muito tempo como consequência das ideologias do passado.” A vaticanista de longa data Joan Lewis, norte-americana que trabalha para a emissora católica EWTN e para o site Vatican Insider, do jornal italiano La Stampa, costuma dizer que a essência do pontificado do Papa Francisco pode ser resumida em três letras “P”: Pessoas, Pobreza e Paz. Talvez essa simplificação ajude a entender os motivos da viagem à Albânia.

Pessoas – Quando falou das “ideologias do passado”, Francisco se referia ao fato de que a Albânia foi, nas últimas décadas, um país marcado por forte  opressão política e social. A região foi ocupada pela Itália fascista e pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e, depois, viveu um longo e rígido governo comunista, de 1967 até o início dos anos 1990. Com o fracasso do comunismo, dezenas de milhares de albaneses atravessaram o Mar Adriático e fugiram para a Itália em barcos de pesca ou balsas improvisadas. Até hoje são muitos os imigrantes albaneses na Itália, onde formaram família, arranjaram trabalho, e, mesmo com dificuldades, construíram suas vidas. O bispo de Roma, na Albânia, vai ao encontro de muitos que não tiveram a mesma chance.

Clique aqui para ler o restante do texto, que você encontra na página 10 da edição digital do jornal.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑